Travessuras da Menina Má - Vargas Llosa

Mario Vargas Llosa nasceu no Peru em 1936. Filho de um cônsul peruano na Bolívia, estudou Filosofia e Letras na Universidade de Madrid. Publicou sua primeira coletânea de contos em 1958, e desde então sua produção literária não parou: romances, críticas literárias, peças teatrais e artigos publicados em jornais de todo o mundo. A excelência do seu trabalho foi reconhecida internacionalmente em 2010, com o Prêmio Nobel de Literatura.

Travessuras da Menina Má, publicado originalmente em 2006, é uma obra ficcional levemente autobiográfica, na qual Llosa conta a história do peruano Ricardo Somocurcio, cujo maior sonho de sua vida era viver para sempre na iluminada Paris da segunda metade do século XX.  

"Ricardito", "coisinha à toda" ou "menino bom", como é chamado no livro, se apaixona ainda adolescente pela Menina Má, uma garota ousada e misteriosa que apareceu de repente no bairro peruano de Miraflores, onde ele nasceu.

A Menina Má, que não carrega essa alcunha por acaso, possui inúmeras facetas, quase como uma pessoa em formação. Ao longo de quatro décadas, ela entra e sai da vida de "Ricardito" sempre da mesma maneira: de repente.

Junto com essa história de amor, acompanhamos os trejeitos e preconceitos da burguesia peruana da década de 50, a Paris dos anos 60, a Londres hippie do sexo, drogas e rock'n roll da década de 70 e vários outros lugares, como Tóquio e Espanha.

É uma história linda e extremamente triste. Travessuras da Menina Má também fala sobre o tempo, escolhas, amizades e das coisas e pessoas que vão ficando pelo longo caminho que é a vida. Em vários momentos, a devoção de "Ricardito" à Menina Má me fez chorar. Fiquei pensando em como alguém pode por toda uma vida esperar pelas migalhas de um amor às avessas.

Agora que acabei esse livro maravilhoso, ainda não consigo me decidir se é uma história de amor ou de sofrimento. Um amor tão grande que chega mesmo a machucar.

Enfim, a escrita do Vargas Llosa é maravilhosa, consegue te envolver na mesma medida que te emociona. Não é difícil perceber o motivo pelo qual ele recebeu o mais importante, e cobiçado, prêmio da literatura mundial.

Emocione-se também com essa história linda e triste. Deixe que Vargas Llosa te encante assim como fez com tantas pessoas que amam suas obras.

Recomendadíssimo!

Estrelas: Todas!

0 Comments:

Categories

Subscribe Us